segunda-feira, 17 de novembro de 2008

RELATÓRIO SOBRE INTERVENÇÃO “ALMOÇO COLETIVO”

Por: Donda Albuquerque - Maceió, 10 de Novembro de 2008

“O cidadão anônimo. Ser individual. Ser coletivo.”


A intervenção estava prevista para ser iniciada ao meio dia, eu deveria encontrar com outros interventores no ponto de ônibus da Praça Visconde de Sinimbu, meu principal contato era o Van. Cheguei atrasado e fui ao espaço cultural para ver se o Van e os outros estavam lá, mas não os encontrei. Fui questionado pelo Denis, que queria saber o que eu fazia por lá, e eu expliquei a situação e ele me disse que o Van não havia aparecido lá o dia inteiro. Mas uma vez me vi só para realizar a intervenção, foi quando o Denis se ofereceu para fazer o registro da minha ação, almoçar em um ônibus coletivo, intervenção realizada por mim ano passado (2007), onde outrora já havia realizado só, posto que o outro interventor não compareceu.

Então eu e Denis entramos no ônibus, que fazia a linha José Tenório Iguatemi. Entrei antes do Denis, passei pela catraca, sentei na cadeira do corredor, abri minha bolsa e tirei de lá uma marmita. Comecei a almoçar dentro do ônibus, as pessoas não pareciam se incomodar com esta ação. O Denis não era muito discreto a me filmar e a moça que estava sentada ao meu lado começou a questioná-lo perguntando se ele estava a fotografando, ele não a respondia, resolvi então descer do ônibus almoçando. Levantei-me, fui até a porta e lá me encostei até o ônibus chegar à parada, nesse meio tempo continuei almoçando e as pessoas só começaram a esboçar uma reação quando me viram descer do ônibus comendo.

A ação de comer em uma marmita e andar ao mesmo tempo por uma avenida movimentada (Av. Comendador leão), era sem dúvida mais impactante do que comer sentado confortavelmente em um ônibus, até mesmo porque eu estava só, talvez essa mesma ação sendo realizada, pelo menos por mais uns cinco interventores, gerasse nos passageiros do ônibus um questionamento quanto aquele almoço coletivo, e talvez nos levasse a uma discussão acerca do que é espaço público e espaço privado, mas não foi o que houve. Andando pela rua percebi que as pessoas que passavam em seus carros e outras que passavam em ônibus, esticavam-se para ver aquele individuo que não parava nem para comer.


Nenhum comentário: