quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jornada de Intervenções 2011

Ponto parágrafo. É preciso reconhecer um certo esquecimento quanto a esse espaço, embora a Jornada não tenha se extinguido. Houve algo entre 2008 e o presente que nos distanciou desse projeto nascido justamente a partir do que gerou a Cia do Chapéu - a ideia despretenciosa de intervir no espaço urbano com cenas, exercícios, poesia. Criamos esse blog como uma forma de registro dessa ideia que tanto nos encanta e nos instiga, mas no acúmulo de tantas funções e tarefas, nos desarticulamos da continuidade de alimentá-lo. 




Porém a Jornada em si não parou. Em 2009, realizamos uma programação ainda espalhada durante o mês de novembro, contando com a participação de artistas e estudantes de artes cênicas da UFAL; queríamos cúmplices, pois percebemos que não estávamos sós nessa experiência e juntar forças nos pareceu o melhor a ser feito. Cada um no seu tempo, então, apresentou as ações que melhor expressavam suas necessidades daquele momento, suas ideias e inquietações, ou nos acompanhou nas nossas ideias. Mas apesar do envolvimento de outras pessoas, houve um "Q" de desarticulação no meio do caminho. A programação foi acometida de imprevistos e se fragmentou aos poucos, gerando certo desistímulo dos participantes. 



Isso nos deixou desgostosos e em 2010 na tentativa de não ver um projeto que consideramos tão bacana se acabar, resolvemos concentrar o trabalho nos fins de semana, acrescentando além das intervenções, momentos de troca de conhecimento, oficinas criativas conosco e com convidados (Fabrício Barros, Telma César e Jorge Schutze). E esses momentos foram o grande diferencial da Jornada e o grande gerador das intervenções realizadas naquele ano. Sentimos um avanço por um lado e por outro, a fragilidade do ano anterior ainda nos assombrava.


No entanto, A intenção não deixou de ser a de provocar uma ruptura, mesmo que breve, na ordem cotidiana estabelecida. Não deixamos de ir às ruas, não deixamos de procurar companheiros para a empreitada e não deixamos de acreditar que a Jornada de Intervenções vale muito a pena. E justamente por isso, após uma avaliação séria e urgente, retomamos esse projeto com energia renovada. Cá estamos nós atualizando o blog e nos preparando para programação mais articulada e instigante.




Dessa vez concentramos nossas ações no período de uma semana, de 19 a 26/11, quando tomaremos os mais variados espaços da cidade de Maceió com performances, dança, intervenções, instalações, todas de alguma maneira refletindo o corpo na nossa sociedade, a partir do extracotidiano, da estranheza, da crítica, da surpresa, do bom humor... Estão com a gente, amigos e artistas muito queridos, pois ainda acreditamos que unir forças é sempre uma ótima ideia.


Portanto, a partir de agora quem nos acompanhar por aqui terá acesso a diversas informações, imagens, impressões, relatos, vídeos relacionados, não somente à Jornada de Intervenções da Cia. do Chapéu, mas a um compartilhamento de ideias, experiências e reflexões sobre a ocupação do espaço urbano pela arte.

A Jornada está de volta com energia renovada. E isso inclui a retomada desse espaço, depois de um enorme parêntes que acabamos de fechar, para iniciar uma nova oração. Sejam sempre bem vindos!!!

Nenhum comentário: